Iberanime [Eventos]

facebook_event_1089344807751939Realizou-se nos passados dias 7 e 8 de Maio no MEO Arena em Lisboa mais um Iberanime, o maior evento nacional dedicado à cultura Japonesa.

No seu sexto ano e com duas edições, uma em Lisboa e outra no Porto, este evento foi idealizado por André Manz (Manz Produtions) que o decidiu criar afim de melhorar a comunicação com os filhos que são fãs de anime, mangá. (Pai fixolas)

O Iberanime é constituído por quatro áreas sendo elas:

J-Pop – Área dedicada aos animes, mangás, Cosplay e outros temas relacionados com a cultura pop.
Cultura tradicional Japonesa – com temas como origami, bonsai, artes marciais, caligrafia…

IA Plus – área dedicada a workshops multimédia e aos YouTubers

Gaming – área dedicada a videojogos.

Com diversas actividades, demonstrações e workshops, o Iberanime é um mundo cheio de coisas a acontecer.

A edição de Lisboa deste ano contou como convidados Edo Haruma, um dos maiores artistas da animação japonesa, Reika – cosplayer japonesa e como convidados musicais os Portugueses Blasted Mechanism e Nordan, vocalista dos Gaijin Sentai uma banda brasileira que se não me engano é responsável pela abertura de alguns animes lá no Brasil.

Foi o primeiro ano que  fui ao Iberanime, até porque a minha envolvência com este mundo é ainda recente.  Confesso que ainda estive indecisa sobre ir ou não e comprei os bilhetes para dia 7/05 mesmo a tempo antes de esgotarem .

E no Sábado lá fui eu. Posso dizer que a sorte de ter saído de casa foi já ter os bilhetes porque chovia imenso. E chego ao Meo Arena e deparo-me com uma fila enoooorme para entrar. Se não tinha  1 quilómetro devia estar lá perto. Foram cerca de 20 minutos à espera debaixo de chuva, estava um gelo mas ainda assim não parecia desanimar ninguém. Estranhamente tive de mostrar o bilhete ao segurança da fila como se – ah eu estou aqui à espera debaixo de chuva porque sou tola e me apetece – e depois voltei a ter de o mostrar à entrada quando os pobres já estavam quase a pingar.

À entrada deram-me um “passaporte oficial” com o mapa do Meo Arena com cada um dos espaços assinalados, um guia do que podíamos encontrar e onde e com a programação dos eventos do dia. Se nunca foram ao Iber e um dia decidam fazer uma visita, olhem atentamente para o livrinho. Não façam como aqui a vossa Iber reporter da treta que mal olhou para ele e com isso perdeu a final do Cosplay World Masters que era o que mais queria ver.

O primeiro piso era dedicado principalmente à cultura tradicional Japonesa. Lá encontrava-se o stand da embaixada do Japão onde se podia aprender a usar a Yukata (algo que eu devia ter ido vestir), onde havia sushi a provar (ainda olhei para ele mas desisti) e onde se podiam ver réplicas em miniatura de templos Japoneses. Para além disto havia stands com Origami, exposição de bonsais, terapia Reiki e um palco cultural onde decorreram várias demonstrações como Shôdo – caligrafia e artes marciais. Assisti a uma demonstração de Kendo, que é basicamente o que eu faço ao meu namorado com os rolos de papel de cozinha vazios, dar-lhe com eles na tola. Só que no Kendo têm umas armaduras e uns bastões.

Confesso que se tivesse olhado para o programa talvez tivesse passado mais tempo no piso superior porque houve demonstrações que gostava mesmo de ter assistido. Para a próxima já sei.

Ainda no piso superior encontravam-se alguns artistas nacionais que tinham  suas artes relacionadas para exposição e venda. Havia ainda um espaço dedicado aos YouTubers que nem para lá fui. Peço desculpa se algum youtuber ler isto, mas é uma coisa que não me interessa minimamente.

Sala Tejo, aquela sala grande onde ocorrem os concerto….Hello beautifull crazy world.

20160507_122054.jpgDividido em dois lados, um onde se encontrava o palco principal onde decorreu a final do cosplay world masters e o concerto do Nordan e no outro… o mundo dos gamers e otakus.

Diversos stands de venda com tudo e mais alguma coisa. Figuras de anime, Mangás, merchandise, peluches, jogos de video e de tabuleiro. Venda de noodles, venda de doces e snacks japoneses, muita muita coisa. Um mundo de POP´s e de coisas que fazem ter vontade de estoirar com qualquer carteira.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chegar perto destes stands de venda era extremamente complicado. Dei voltas e voltas no espaço e houve muita coisa que não consegui ver na totalidade, tal era a afluência de pessoas e a procura. Dos Pocky nem consegui chegar perto para sentir o cheiro. Consegui comprar umas bolachas que gosto muito e foi porque me pus a um cantinho com elas e a nota na mão e braço estendido.

E passar junto do stand de venda  dos noodles foi um horror, não se conseguia avançar. Viva à comida.

E se o lado mais “otaku” estava à pinha o mesmo se passava do lado “Gamer” onde estavam presentes a Playstation e Nintendo (nem tentei chegar perto da Wii U para jogar qualquer coisa de menina que houvesse) e onde estava a decorrer a final do IA! LOL Cup. LOL de League of legends, jogo online. Não um jogo de gargalhadas altas (brincadeira) >.<

 

Surpreendeu-me que estivesse tanta gente, o que me fez questionar do porquê de não haver mais oferta a nivel de animes e mangás em Portugal, porque pelo que vi há imensa gente a gostar e possivelmente haveria procura suficiente. Nós só temos a Devir a publicar mangás em Português e ainda com pouca oferta ou com uma oferta mais cautelosa e cuidada e a nivel de animes na TV só em alguns canais por cabo. O Meo Arena tornou-se demasiado pequeno para o evento.
E se por um lado me surpreendeu a grande afluência também fiquei muito feliz por estar tanta gente neste tipo de evento dedicado a uma cultura tão distante de nós e cujos interesses são comuns com os meus.
Foi uma experiência muito boa. Gostei muito do Para Para dance que para quem não sabe é uma dança sincronizada que se originou no Japão nos meados dos anos 80. As músicas para dançar são por norma com bastante ritmo e consiste mais no movimento dos braços. O corpo mexe pouco embora hajam alguns passos mais detalhados. Foi extremamente divertido de assistir.

Outra coisa fantástica, absolutamente gira é o Cosplay. Imensos Cosplayers, alguns muito bem caracterizados, outros nem por isso mas de alguma forma todos interessantes. Eu não fiz Cosplay como é óbvio, mas levei o meu casaco do Attack on Titan. Não o comprei de propósito para o levar a um evento mas não o podia deixar de o ter levado – que lugar melhor para o usar? – e era giro ver o pessoal que tinha o casaco igual ao meu. Era tipo “olha um colega”, embora eu me sentisse a senpai do pessoal, todos tinham ar de novinhos. Sentia-me assim a chefe veterana do exercito. LOL (este lol é mesmo de rir não o jogo).

Agradeço aos cosplayers que me deixaram tirar-lhes fotos. Não tirei tantas quanto gostaria porque sempre dá um bocadinho de vergonha andar a pedir. Queria muito tirar foto ao Cosplayer com o fato de Titã do Attack on titan mas com tanto inimigo ele andava sempre fugido.

31

Cosplay de Lucy Heartfilia – Fairy Tail

21

Cosplay de Gildarts Clive – Fairy Tail

11

Cosplay de Annie Leonhart – Attack on titan

E outra coisa a ver com o Cosplay  que é super divertido, é reconheceres os personagens ou os teus personagens preferidos. Do tipo “ooh olha a Yona e o Hak”.

O concerto do Nordan também foi bom. Não o assisti todo e  surpreendeu-me que ele fosse brasileiro mas ele foi super simpático com o público e cheio de boas vibrações.

O Iberanime é um evento cheio de diversão e alegria. É um lugar mágico para quem gosta de J-Pop e jogos e um óptimo lugar para aprendizagem dos costumes orientais. Sai de lá feliz. Cansada como o raio, mas feliz.
Tenho pena de ter perdido algumas coisas a nível cultural, mas espero ter a oportunidade de voltar ao Iberanime e compensar o que me faltou desta vez. Quem sabe se não no Iberanime Porto que se realiza em Outubro.

Acho que pelo sim pelo não vou comprar um casaco Otaku que me proteja melhor da chuva…just in case. 😉

Ja ne!
Verónica 🙂

20160507_162825

Are you looking at me?

20160507_162835

now you fell my power

 

 

5 comentários (+add yours?)

  1. Ana Joana
    Maio 12, 2016 @ 10:43:30

    Wow! Parace ser altamente!!
    Eu por acaso tinha ficado com má impressão do evento porque vi num outro blogue que não prestava :/ Até tinha desistido de ir. Vou ver se consigo ir para o ano que vem. Obrigadaa
    Ja ne! – aprendi algo hoje kkkkkkk

    Liked by 1 person

    Responder

    • Verónica Silva
      Maio 12, 2016 @ 10:53:04

      Olá Ana.

      Cada caso é um caso. Obviamente que nem toda a gente gosta do mesmo e tem opiniões diferentes. Mas se tens curiosidade o meu conselho é ires e tirares as tuas próprias conclusões. ^_^ Eu gostei muito.

      Ja ne 😀 :*

      Gostar

      Responder

  2. Vera Neves
    Maio 12, 2016 @ 11:01:00

    Konnichi wa!
    Como eu gostava de ter idooooo! Que inveja… mas ainda bem que fizeste este post e com tantas informações e imagens *__*
    Apesar de ter imensa gente e poder haver alguma confusão, com certeza que é uma experiência bombástica!!

    Ja ne!

    Gostar

    Responder

  3. Trackback: Iberanime Lisboa [Eventos] | So Many Things I Like

Deixe uma Resposta

