Desabafos de uma leitora frustrada

Sempre gostei de ler.  Desde pequena que adorava ler os livros de banda desenhada e mais tarde os livros da Baby Sitter, Arrepios…alguns (mas poucos) comprados, mas a maioria requisitados da biblioteca. Mais tarde, porque ainda eram baratos, comecei a ler livros da harlequin até seguir para os livros “maiores”.

Desde muito nova que era sócia da biblioteca e era engraçado que nessa altura (altura que não tinha dinheiro para comprar livros), eu ia lá, passava tempos a olhar para livros a ler sinopses, a escolher…e levava para casa um ou dois livros. Começava a ler e se um livro não me estivesse a cativar eu parava. Lia o outro ou então ia à biblioteca buscar mais. Mas não perdia tempo com um livro que não me estivesse a cativar.

Actualmente tenho cerca de duas centenas e meia de livros por ler. O tempo é pouco, os hobbies são muitos, as lides de casa não se fazem sozinhas infelizmente, portanto não leio com a mesma velocidade com que lia antes. Eu li “A conspiração” do Dan Brown em duas tardes. Sentada ao sol na esquina da casa onde morava. Li o “Crepúsculo” para ai numa tarde (que acabou de madrugada”.

Agora? Ler 30 páginas num dia é muito bom.

Mas para além de ter pouco tempo para ler, ultimamente tenho tido um problema chato. Dois aliás. Ok talvez sejam três

1º problema: Não tenho vontade de ler.

Eu quero ler. Quero mesmo. Mas…bem entretenho-me com internet, com isto com aquilo, com o não fazer nada…e não leio.

2º problema: Não sei o que ler.

Parvo porque tenho muito, muitos, muitos livros para ler e fico a olhar para as estantes e “hum, este não. Talvez este..hum não. Pronto tiro ao calhas”

3º problema: É tudo mau, meh ou mais ou menos

Ultimamente não gosto de nada! Todos os livros que leio me parecem uma seca. Mais do mesmo. Tenho o Anjo sem asas da Gena Showalter começado há bué…estava a ser seca, seca, seca. Tive de parar. Li o Letras Escarlates da Anne Bishop. Três amigas no face “eu adoreiiiii”; “é tãoooo bom”; “gostei tantooo”. Eu: “yah gostei, é bom mas nada de extraordinário, dei 3 estrelas”. E depois quando as vejo falar todas entusiasmadas fico -_- “o que raio se passa?”

De seguida li “Ana e o beijo Francês” o qual ouvi dizer que era tãaaaao bom. Dei-lhe três estrelas a custo. Só porque os diálogos dos protagonistas eram engraçados.

E agora estou a ler o “iluminada” da P.C Cast e sabem que mais? Apetece-me mandar o livro à parede cada vez que lhe pego. Não tenho pachorra para Apólos, Artemisas, deuses que vêm para o mundo humano e se apaixonam por humanas e sentem uma ligação especial…blá blá blá. Treta treta treta…

Nada do que leio ultimamente me satisfaz. É frustrante porque eu quero ler os livros, comprei-os para ler e não para estarem a ganhar pó, mas depois fico desiludida com os livros, desiludida comigo porque vejo o pessoal a gostar e mas.porque.raio.tu.não.gostas.da.merda.do.livro.Verónica? Credo!

Se leio um erótico é cama, cama, cama, cama, credo que até fico cansada só de ler. Históricos é sempre a mesma coisa, ele libertino, ela muito tontinha, a reputação fica em risco, têm de casa blá blá blá. Fantástico…bem é o que já disse… Deuses+humanos= amor para sempre.

O ultimo livro que li e mexeu comigo foi o Letal da Sandra Brown. Mexeu tanto comigo que sonhei que alguém me tinha invadido a casa, dado um tiro e eu estava a pedir ajuda ao 122 quando o homem entra no quarto. Acordei quando no sonho comecei a soluçar. Credo.

Eu preciso de um livro bom. Que mexa comigo, com que me identifique, talvez, não sei, mas que crie emoção. Mas como no meio de 200 e tal livros, escolher acertadamente? Pois não sei. Não sei mesmo. Até já tenho medo de tirar o livro da estante e não gostar dele.

Enfim… cenas maradas….a ver se isto passa depressa porque desespera um bocado.

Até à próxima.

Beijinhos,
Verónica “a esquisita”.

 

livros_001

 

8 comentários (+add yours?)

  1. RaquelCollin
    Nov 24, 2015 @ 00:03:08

    Raquel olha para as estantes… meh estou mais ou menos como tu…. T_T

    Liked by 2 people

    Responder

  2. odesafiodaleitura
    Nov 24, 2015 @ 00:27:04

    Aqui igual, dou por mim a ler continuações de sagas que gostava e do tipo “sério que eu quis nesmo seguir isto?”… e sim ler livros que toda a gente adorou com esperança de “é desta que vai, isto é uma boa leitura” e no fim nem foi nada por aí além (isto quando chego ao fim do livro que às vezes nen isso). Ainda ontem comecei Eve e as Trevas, que o pessoal até tem dito bem e na página 8 apaguei por completo com o Kobo na mão… voltei a mim uns minutos depois e já ia 50 páginas depois porque o dedo ficou a tocar no ecrã e aquilo a passar páginas 😛

    Liked by 1 person

    Responder

  3. milureis
    Nov 24, 2015 @ 12:51:49

    Já tive alguns momentos desses na minha vida, inclusive tive uma fase que lia a chamada “boa literatura” agora não consigo ler nada disso, acho-os uma seca, acho que temos momentos da nossa vida em que precisamos de algo diferente do que o mesmo de sempre(apesar de ser isso que mais nos satisfaz), pelo que estás a passar já eu passei algumas vezes( não muitas) e o que me satisfez foi reler livros que na altura me fizeram sentir “mais”. Podes não acreditar mas apesar de ter montes de livros novos para ler, por vezes preciso de ler o que já li, já li a trilogia das joias umas 4 vezes, a trilogia “Sevenwathers” outras tantas, os tão mal afamados do Crepúsculo, a Nómada, a saga de Os Dragões de Pern… livros que me fizeram sentir emoções fortes e por vezes é isso que me está a fazer falta, “Sentir”, Não sei se me estou a fazer comprender 😛 O grande problema destes livros que estão a aparecer é que não nos fazem sentir nada de invulgar, são mornos, a nossa alma precisa do excepcional, morna já é a nossa vida :p por falar nisso, últimamente tem-me vindo à memória Sevenwathers, tá na hora de lá voltar 😀

    Liked by 1 person

    Responder

  4. Vera Neves
    Nov 24, 2015 @ 13:29:23

    Eu admito que quando olho para as minhas estantes e para os meus ebooks fico tipo: “Uattt? e agora em que é que pego?”, mas regra geral tenho-me divertido com os livros que tenho lido…. a maioria no início têm sido complicados de me agarrar, mas depois (felizmente) tenho conseguido “entrar” nas histórias. O Letras Escarlates adorei, tanto que nem vou esperar que se publique o segundo em Pt e vou ler mesmo em Ing., estou a ler o “Um Conde Irresistível” é giro e divertido. É romance histórico? é! Mas é giro (sou suspeita porque adoro este género), leve e cheio de tiradas excelentes por parte das personagens. Acho que o melhor que tens a fazer é dar umas férias às leituras. Pode ser que daqui as uns dias te sintas mais revigorada e mais aberta aos livros que aí tens ^_^

    Liked by 2 people

    Responder

  5. Tania Gonçalves
    Nov 24, 2015 @ 14:53:39

    oh mulher isso anda complicado oj que? sei bem o que é. este ano andei assim. Estava tão “perdida” que decidi doar parte dos livros que estava cá em casa apanhar pó á biblioteca (assim pelo menos se os quizer ler algum dia já sei onde estão). Durante uns tempos nem vontade de pegar num livro tinha. E sim a maioria dos livros são mais do mesmo. Pega num livro de uma autora/autor que fostes muito ou num genero que gostes.. Ou então procura livros diferentes, que ninguém conhecido, tenha lido e que te chame atenção, eu foi o que fiz.. 🙂 beijinho

    Gostar

    Responder

    • Verónica Silva
      Nov 24, 2015 @ 17:18:59

      Sim, é o que possivelmente farei. Como disse no post o ultimo que gostei realmente foi Sandra Brown que é policial. Não é um genero que prefira mas como tenho alguns se calhar vou dar-lhes prioridade.

      Gostar

      Responder

Deixe uma Resposta

