Loucura Otaku

Otaku: termo japonês para as pessoas com interesses obsessivos. Fora do Japão, usado especialmente para os fãs de um determinado tipo de cultura popular japonesa, especialmente anime mangá e cosplay.  

Bem…uma coisa está, na minha opinião, relacionada com a outra. Porque é impossível não se ficar meio obsessivo quando se entra no mundos dos animes e mangás. Mas vamos por partes.  Otaku… não é uma palavra que eu goste muito, talvez por terminar em ku…mas a verdade é que me insiro na definição. Qual delas? Pois nas duas.

A minha experiência com os animes era a mesma a de muita gente. Levantar de manhã quando era pequena e ver o Dragon Ball ou as navegantes da lua, muito ainda de saber que os bonecos japoneses afinal se chamavam animes. Mais tarde tive uma experiência traumatizante que foi ter de gramar com o Saint Seya durante horas, dias… porque o namorado não via mais nada. Quando não via no canal via as gravações na box. E o máximo que eu fazia era gozar com as vozes e imitar os bonecos. Perdão, os personagens.  Mas então o que me fez entrar nisto? Bem, não foi o quê mas sim quem. A Raquel Leite do Readings Sunshine. E porquê? Porque em Março quando ela fez anos eu resolvi dar-lhe qualquer coisa relacionada com o tema. Não exatamente com anime, mas sim um livro de mangá. Só que eu não sabia nada sobre o assunto, o que era bom e o que não era, o que ela tinha ou não e no meio de umas perguntas à Vera Neves e à própria Raquel, fiz uma extensa pesquisa sobre o assunto. E quanto mais pesquisava com mais interesse ia ficando.  Após essa investigação fiz um daqueles testes tolos do Facebook para saber que personagem de anime eu era. Obviamente que não conhecia mas felizmente a Raquel é batida no assunto e lá me disse quem era. Por curiosidade fui ver o anime. E quando comecei a ver já não consegui parar. Fiquei completamente viciada. E não é só vício em ver bonecada, é um montão de coisas que quase dá para levar à loucura. Por isso vou aqui enumerar, na minha visão de baby Otaku… vários tópicos relacionados com o tema.

Loucura nº 1 – Animes

animes1

Primeiro anime que vi foi Rosário + Vampire e vi-o por causa do tal teste do Facebook. Seguiu-se Vampire knight que foi o que realmente me fez ficar presa aos animes. E seguiu-se mais um e mais outro e outro… cheguei a ver o Noragami numa tarde toda. E maratonas de Akatsuki no yona e Death note (mas isso foi porque vi com o namorado e ver animes com ele é dose… só não é maratonas de manhã à noite porque nos levantamos tarde aos fins de semana) ^_^

Dos melhores que já vi, sem dúvida que Death Note é o mais fenomenal, original e inteligente. Akatsuki no Yona é emocionante, Kamisama kiss é giro e fofo… ok ok…são todos giros. Até o tokyo ghoul que a Raquel e a Vera diziam que não era “ o meu estilo”. Como se alguém que vê animes há meia dúzia de meses tivesse um estilo. Tse tse. Acho que gostei mais do que elas. Ah pois é…até à data a Vera ainda não o terminou.  :p

Loucura nº 2 – Mangás

11423877_901280363248722_1319681571409755534_o

Infelizmente em Portugal ainda não há muitos livros publicados. Porventura encontra-se alguns em inglês em livrarias online ou até mesmo na Fnac mas a maioria em Inglês. Em Português temos Death Note, Naruto, Blue Exorcist e Assassination classroom publicados pela Devir. Portanto a alternativa é ler mangás online. Mas… não fosse eu uma amante dos livros tinha de ter mangás em papel… fiz um achado na net e comprei os cinco primeiros volumes do Vampire Knight em Inglês. Na feira do livro comprei o primeiro volume do Death note para experimentar pois ainda não tinha visto o anime. Deu-me na marmita e comprei o livro. Ficou por ler até ter visto o anime, depois achei tudo tão espectacular e que tenho vindo a fazer a colecção em Português. Para além de ser uma excelente história  os livros de mangás são assim para o pequenino e fofinhos.

Loucura nº 3 – Aprender Japonês

A ver animes aprende-se a falar japonês. Aos poucos vão se reconhecendo palavras e pensas: já me desenrascava no Japão. (na realidade nem por isso.) Vejamos…

Ohayou/bom dia

Konbanwa /boa noite

Sayonara/adeus,

Ittekimasu/até logo

Suki/gosto

Tomodachi/amigo

Ahh é impressionante não é? Até dizia mais coisas se soubesse como elas se escrevem.

Loucura nº 4 – Músicas de animes

[

Eu adoro música. Todos os dias ouço música.  E como não podia deixar de ser já tenho uma playlist no telefone só com músicas de animes e algumas bandas japonesas que vou aos poucos descobrindo. Há quem não goste de ouvir músicas cuja letra não percebe, eu acho que a música não tem de se perceber e sim sentir. Tem de se vibrar com a música. E eles até podem estar a perguntar quem é o pai da criança em japonês que me parece muito bem. De destacar adoro a banda sonora do Death Note,  a do Tokyo Ghoul tem músicas mesmo de arrasar quer instrumentais quer cantadas. O Oshiete Yo arrepia e é impossível não dançar ao som do Splash free (certo Raquel?)

Loucura nº 4 – MERCHANDISE

É aqui que eu me espalho ao comprido. De tal modo que não sei por onde começar. Nem sei se devia falar nisso. Oh o vampie knight é tão giro – compro o fan book. Olha o fanbook do kamisama – é em japonês? n faz mal. Olha tantas figuras no ebay tão giras vou ver se consigo ganhar leilões e comprar isto tudo a um preço barato. Deu para perceber a ideia? O problema é que existe o ebay. O problema é que eu quero ter uma coisinha de cada anime que vejo e gosto. A sorte é que não há de tudo e alguns são caros que me fazem de desistir da ideia. Mas já vou tendo uma colecção bonitinha.

11942236_949010855142339_7074035704694135285_o

tão lindos :3

Para não falar em acessório para usar, tipo a minha mala do Death Note.  Ou a minha capa personalizada para o telemóvel do vampire knight…ou… a minha carteira do Kamisama Hajimemashita. Também tenho uma carteira do Vampire knight (céus ela rica?) Nop…o problema é esse…nem sou e também não fico. Mas gosto de comprar coisinhas. Não compro muito caras, porque o dinheiro faz falta para outras coisas mas quando recebo as embalagens sinto-me tão feliz. Quando olho para os bonequinhos na estante fico tão contente. Parece coisa de criança sim, mas não é suposto sermos felizes?

Loucura nº 5  Eu quero ir ao Japãaaaaaaaao.

Não tens dinheiro…

Mas eu quero…

Mas não podes…

Poooooo…

Loucura nº 7 – Cosplay

O que é Cosplay? Basicamente é vestir como um personagem. Isto em poucas palavras. E não, eu não estou a pensar em fazer Cosplay, mas acho giro. Lá no fundo se fosse com umas certas amigas até faria. Por exemplo gostava de fazer Cosplay o Grell Suttercliff do Kuroshitsuji. A arma dele é uma moto-serra…mesmo badass. Ou o fato dos aassassin’s creed… ou da Lighting do final Fantasy. Mas com a minha anatomia o melhor é pintar-me de cor-de-rosa e estou o Majin Buu do dragonball.

Na verdade eu já pensei me comprar uma wig (peruca por outras palavras) toda colorida só para ver como ficaria. Patética provavelmente.

E é basicamente isto.  É um post parvo bem sei. Vindo de alguém meio chalado da marmita. Alguém que vê animes, gasta dinheiro a comprar bonecos, mas o que ganho com isso? Diversão. Risos. E graças a este “mundo” ganhei duas amigas fantásticas que se calhar não teríamos a mesma ligação que temos se não tivéssemos esta tontice em comum. “join de dark side Verónica, we have animes”. Tens de ver, tens de ver, tens de ver…tá….estou indo…..

Veronica_001

 

 

 

 

Anúncios

10 comentários (+add yours?)

  1. Vera Neves
    Set 29, 2015 @ 23:03:18

    Opá……….. como eu te compreendo… sou louca por animes e mangas desde muito novinha… tenho pena que cá em casa mais ninguém me acompanhe nesta minha paixão… Agora ao menos tenho vocês as duas…
    Adorei esta tua passagem: “(…)E graças a este “mundo” ganhei duas amigas fantásticas que se calhar não teríamos a mesma ligação que temos se não tivéssemos esta tontice em comum. “join de dark side Verónica, we have animes”. Tens de ver, tens de ver, tens de ver…tá….estou indo…..”

    Adoro-te bakinha linda!!

    Liked by 2 people

    Responder

  2. photostall
    Set 29, 2015 @ 23:08:20

    Muahaha tão fixe!! é um mundo muito grande e ainda tenho uma carrada deles para tu veres, e leres!
    Já para não falar da carrada de marcadores que temos :3
    Opa é tanta coisa!! e tudo lindo!!
    E eu continuo a achar que as 3 um dia destes vamos lindas em cosplay, nem que seja a tree potato! 😛

    Liked by 1 person

    Responder

  3. photostall
    Set 29, 2015 @ 23:17:14

    não parece nada, temos de arranjar 3 raparigas do mesmo anime

    Gostar

    Responder

  4. Renata CR
    Set 30, 2015 @ 00:40:58

    Olha, para não dizer que nunca vi nenhum anime, assistia quando criança os Cavaleiros do Zodiáco – adorava, mas naquele tempo também nem sabia de nomes e nada dessas coisas. De lá para cá não voltei a ver nenhum, mas penso em fazer isso, só não sei quando. O que me viciou mesmo fora os dramas, desde o ano passado que “ando” bastante pelo lado de lá. Por conta disso também me deu vontade de conhecer os lugares e, me encantei pela cultura coreana – além de querer ir lá conhecer, gostaria de saber o idioma. Me identifiquei com essas tuas novas obsessões e, acho que ficarei um pouco assim quando voltar/começar com os animes. 🙂

    Liked by 1 person

    Responder

  5. Carina Portugal
    Out 03, 2015 @ 20:32:33

    Ah, é um mundo fantástico! Há uns tempos encontrei um site bastante bom a nível de bandas sonoras de anime (já que no Youtube nem sempre se encontram). Pode não ter tudo, mas tem uma variedade muito grande: http://anime.thehylia.com/soundtracks
    Ultimamente ando com esta na cabeça: http://50.7.37.2/ost/kekkai-sensen-ed-single-sugar-song-to-bitter-step/dtaudypbmq/01%20-%20Sugar%20Song%20to%20Bitter%20Step.mp3 (e o anime é muito engraçado)

    E agora a recomendação… vê “Full Metal Alchemist: Brotherhood”, é mesmo muito bom :p

    Liked by 1 person

    Responder

    • Verónica Silva
      Out 04, 2015 @ 10:15:33

      Olá Carina.
      Obrigada pelo site. Estive a espreitar e tem mesmo muita coisa. Era para ter começado a ver o Full Metal mas depois comecei a ver o Tokyo Ravens por causa da música do opening :3 fica em lista de espera, logo a seguir ao SAO.

      Gostar

      Responder

  6. http://prettybooksonmyshelf.blogspot.pt/
    Out 21, 2015 @ 10:45:23

    É uma perdição!
    Vou-te deixar alguns animes para espreitares:
    Fushigi Yuugi
    Pretear
    Kamikaze Kaitou Jeanne
    Mai Hime
    Blue Seed
    Kaze no Stigma
    Magic Knight Rayearth
    Espero que gostes 🙂

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: