Convergente – Veronica Roth (Opinião)

convergente_veronica_rothClassificação

-i128_photobucket_com-albums-p179-mugglemonkeycrak-random-rainbow_star-i128_photobucket_com-albums-p179-mugglemonkeycrak-random-rainbow_star-i128_photobucket_com-albums-p179-mugglemonkeycrak-random-rainbow_star

 

 ( Parte 1)

Sinto um grande, grande vazio após ler este livro. E confesso que apesar de saber que     isto não ia correr muito bem estou um bocado atrofiada…sinto-me meio devastada…sem reacção. Apetece-me apagar as palavras do livro e reescrevê-las à minha maneira. Mudar o final, criar várias situações onde pudesse haver um happy ending.

Creio que por um lado este final era inevitável. Tantos riscos, tantas lutas. Lutas que por um lado não consigo entender. Não consigo entender este “mundo”. Esta guerra estranha, maníaca, em busca da perfeição. O mundo não é perfeito, as pessoas não são perfeitas, não sei até que ponto isso está transmitido no livro. (Ok, estou a soar confusa? Sim, ok então devo estar a transmitir o correto).

 Também me sinto um pouco revoltada com alguns personagens. Ok, com a Tris. Apetece-me chamar-lhe miúda parva (apesar de ela não gostar que lhe chamassem isso). Corajosa? Intérpida? Altruísta? Mártir ou Heroína? Não sei…não consigo perceber. Talvez também um pouco ingénua ou convencida das suas capacidades de Divergente. Muitas das acções dela, ou a maioria, não consigo compreender.

What the F***
Estou a ter um bocado de dificuldade em aceitar este final.

592cbfa79e3e0712ffeb09c0aab85dfe

(Parte 2)

E tudo resume-se à imagem acima.
Pensei que conseguia escrever a opinião (ou que quiserem chamar) em duas partes. O rescaldo e uma parte mais lúcida, após ter pensado e digerido tudo. Mas continuo sem saber o que dizer.

790952_zps724b0656
Eu sabia que algo não ia correr bem no livro. E passei o tempo todo a pensar “será que é agora que acontece?” e pensei que o impacto não fosse muito grande. Errado. O impacto vem depois, aquando das reacções dos personagens aos acontecimentos. Este final é como uma chapada na cara, ou como disse no Facebook um Icebuckett sem se estar à espera. Foi um bocado devastador. Acabei o livro e quase não sabia o que fazer comigo mesma. Depois de os personagens terem passado por tanta coisa, tantas perseguições, tantas adversidades, tanta luta…os objectivos deles foram cumpridos, conseguiram restaurar a paz, mas o preço foi demasiado elevado.

49e694405d5edada06a8267bc109d48b

Quanto aos personagens em si, comparando com o início da saga, muitos deles vieram a desapontar-me.
Começando pela Tris, achei que ela se tornou um pouco obcecada pela sua condição de Divergente. Pela sua ânsia de vingar familiares e amigos. Ela passou por muito, mesmo assim foi difícil compreender algumas das suas atitudes.
O Tobias, tal como referi na opinião do Insurgente,  ele foi um bocado abaixo. Ele tinha uma personalidade bastante forte, de líder, sexy… difícil de resistir mesmo quando dizia coisas do tipo “só vou ao teu funeral se houver bolo”. Mas depois acabou por perder algum fôlego. Ok, o mundo que conhecia foi destruído. Os laços familiares que pensavam ter sido quebrados não o foram completamente. Ele ficou muito na sombra do passado, muito sobre a influência de um pai violento e por mais que ele quisesse, essa parte da vida da personagem esteve sempre presente, tornando-o mais fraco. Acho que foi um pouco exagerado explorar tanto esta fraqueza do Tobias.

Caleb…o Caleb não conseguiu surpreender-me, nem com o melhor nem com o pior. Talvez por eu não ter sentido empatia pela personagem em nenhum ponto dos três livros. Mesmo desde o Divergente que o Caleb esteve sempre ali, sem grande destaque, muito passivo embora isso tivesse mudado, mas nunca consegui gostar dele.

O Peter  começou como um grande sacana e acabou por ser como uma sombra. Estava sempre lá, teve umas quantas atitudes boas, mas depois escolheu redimir-se da forma mais cobarde possível.

De quem gostei realmente foi da Christina. Foi uma personagem constante, sempre lúcida e divertida. Sempre boa amiga para todos. Penso que foi a personagem cuja personalidade se manteve sempre linear.

 

Resumindo o que achei dos três livros. O Divergente foi emocionante e excitante. Um excelente livro. O Insurgente foi “morno” e o final, o Convergente foi uma m**** revoltante. Daqueles livros cujos finais no fazem sentir como se estivéssemos no limbo.
Para quem ler isto e tenha lido o final aqui fica a piada: preciso do soro da memória para esquecer este final.

96eb53e99f8e66c49013b8922a94fd8c

 

Verónica

9 comentários (+add yours?)

  1. Sofia
    Ago 28, 2014 @ 21:35:29

    Adorei o Divergente, depois o Insurgente foi uma desilusão. Agora tenho o Convergente para ler mas está a custar pegar nele porque acho que vou detestar…

    Liked by 1 person

    Responder

  2. sunshineread
    Ago 28, 2014 @ 22:14:23

    Odiar o final?? Não… Mas o teu coração decide suicidar-se lol
    vê o lado positivo disto tudo… agora o Four está solteiro lool (sorry sorry)

    Liked by 1 person

    Responder

  3. Fiacha O Corvo Negro
    Ago 29, 2014 @ 10:56:44

    Olá Veronica.

    Não percebo muito bem como conseguir tornar-me seguidor do blog, mas pento consigo comentar 🙂

    Tenho pena que o final da trilogia se tenha tornado fraco, o que segundo percebi acaba por baixar a qualidade da trilogia, no fundo até se tira algo positivo, a minha carteira agradece 😀

    Tenho que confessar adorei a imagem de enviares a mesa pelos ares ihihih, muito bom mesmo 😀

    Bjs e boas leituras e já agora que a leitura seguinte seja melhor 🙂

    Liked by 1 person

    Responder

    • Verónica Silva
      Ago 29, 2014 @ 11:14:14

      Sabes, não é que seja fraco. Mas é decepcionante. Ganhamos carinho pelos personagens, ninguém gosta que lhes aconteça nada de mal. Mas é uma boa trilogia, embora sem dúvida que o Divergente é o melhor dos três.
      Ainda bem que gostaste da imagem e obrigada por comentares. 😉

      Gostar

      Responder

  4. Fiacha O Corvo Negro
    Ago 29, 2014 @ 11:16:50

    Conta com isso, acredito que te motive a continuar se a malta vier comentar 😉

    Tenho lido várias opiniões nesse sentido, quem sabe ainda venha a ler.

    Diverte-te 🙂

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

