Insurgente – Veronica Roth (opinião)

9789720043825Classificação

-i128_photobucket_com-albums-p179-mugglemonkeycrak-random-rainbow_star-i128_photobucket_com-albums-p179-mugglemonkeycrak-random-rainbow_star-i128_photobucket_com-albums-p179-mugglemonkeycrak-random-rainbow_star

Depois de ter lido (já há algum tempo) o Divergente, e ter experimentado a sensação de estar a ler algo entusiasmante, viciante e excitante, voltei a pegar na serie a propósito de uma maratona organizada por uma amiga no Facebook.

E o resultado desta leitura foi uma sensação de desilusão.

Quer dizer…nem foi bem de desilusão, desgosto ou talvez mesmo de apatia.

.tumblr_nailkwOdoH1s07ozso7_250

Após os acontecimentos finais do Divergente sabia que a Tris e o Tobias estavam numa situação de perigo, que as facções se estavam a desfragmentar. No entanto houve alguns aspectos que não gostei muito apesar de toda a acção do livro estar sempre a mudar de cenário. Ora estão na facção dos Cândidos, ora na dos Cordiais, voltam para o quartel general dos Intérpidos, poderia ter corrido bem se não fosse ter ficado desiludida com os personagens.

A Tris, que no livro anterior se mostrou lutadora e passou maus momentos de repente vai-se abaixo e torna-se numa heroína com tendências suicidas. Fica com umas ideias malucas, faz o que quer, mente, leva tiros, está sempre a aleijar-se, quase parece daqueles filmes do Van Damme em que no fim está todo partido e ensanguentado mas ainda anda.
O Tobias está meio apagado. Ele tinha um perfil sedutor, de líder, aqui… parece que perdeu a força tal como a Tris. De facto ambos os personagens parecem estar um pouco perdidos nos objectivos, divididos com as lealdades, confusos com o que se está a passar. Para não falar que há “problemas no paraíso”. O casal que tanto me fez sorrir no primeiro livro e que pensava que iam unir-se e apoiar-se, parece que cada um se vira para o seu lado, escondem coisas um do outro, zangam-se, depois andam aos beijos…há um bocadinho de drama do género “amo-te e não quero perder-te”, mas faltou ali um pouco mais da química. Seria suposto que após os ataques do primeiro livro os dois se tornassem mais unidos e confidentes, apoiando-se mutuamente e não cada um tomar decisões arriscadas, separadamente. Em suma, não gostei muito das acções deles. Pareceu-me que perderam um pouco o fulgor, as personalidades fortes e cativantes que os caracterizava no primeiro livro.
Contudo houve algumas surpresas (que nem foram assim tão surpreendentes que fizessem soltar um grande WHAAAT?) O Caleb aquele insonso… afinal…é mais parvo que se pensava. O sacana do Peter…anda a remediar-se (ou talvez não, mas já é um começo) e pronto… espero sinceramente que o Convergente seja mais parecido com o primeiro livro e que a estória volte a criar-me o mesmo entusiasmo que senti antes.

Four-DivergenteFOURbreakdown        (imagens retiradas na net) divergent-factions-3

Advertisements

3 comentários (+add yours?)

  1. Bárbara Tomé
    Ago 20, 2014 @ 13:46:30

    Não desanimes , também dei 3* ao Insurgente por motivos semelhantes aos teus mas o Convergente consegue remediar e é íncrivel 🙂

    Gostar

    Responder

  2. sunshineread
    Ago 21, 2014 @ 15:08:06

    Acho que o convergente consegue redimir-se mesmo. Em relação a Peter bem… depois surpreendeu-me pela positiva embora ele seja um anormal. Caleb.. nem sei que diga não pensei mesmo que ele fosse… geez ninguém merece.
    Dei por mim a duvidar de tudo e de todos sinceramente lol.

    O Tobias ficou um pouco perdido, parecia um pouco mole e não tão Quatro como deveria de ser.
    Estou a espera que leias o próximo para dizer o que achas de tudo 😛

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: